29 março 2017

Escola Digital - O que é?



Escola Digital é uma plataforma aberta, colaborativa e totalmente gratuita de busca, que reúne objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula, com vistas a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas.

A plataforma também apoia alunos que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.

Os organizadores do espaço virtual salientam que, para acessar os materiais, o cadastro não é obrigatório, porém, ao se cadastrar o usuário estará apto à utilização de diversos recursos interessantes, tais como a criação de grupos, a avaliação dos recursos digitais, a seleção dos recursos favoritos, dentre outros.

Escola Digital

Como se trata de uma plataforma colaborativa, o usuário poderá também inserir recursos pedagógicos digitais que porventura venha a elaborar. Bastará que escolha a opção "Colabore", no menu superior do site, e preencher o formulário com as informações solicitadas. Uma equipe de especialistas analisará a sugestão. Se o recurso estiver de acordo com critérios do site, ele será publicado e o nome do colaborador será indicado como autor do recurso.


Tipos de materiais disponíveis

Escola Digital funciona como repositório de materiais, organizado com base nos parâmetros curriculares nacionais.

Nela podem ser encontrados: vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, se possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, versão on-line e off-line, licença de uso, entre outras especificidades. O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.


Cursos para começar

A plataforma disponibiliza, ainda, cursos online para quem se interessou mas ainda continua com dúvidas sobre as ferramentas ou sobre a incorporação dos recursos didáticos no seu dia-a-dia profissional:

Para Professores: Tecnologia e Curriculo.



Para Gestores: 40 horas de atividades em 4 módulos.





Endereço da Plataforma Escola Digital: http://escoladigital.org.br/ 

Nenhum comentário:
Escreva comentários