14 março 2017

UFV e MMA oferecem capacitação a distância para Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Ministério do meio Ambiente (MMA) estão oferecendo 5.000 vagas, na opção de estudo de curso livre, gratuitamente para facilitadores que atuarão na inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), preferencialmente, dos agricultores familiares.

O curso, que faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural, será realizado totalmente a distância, na versão sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula, o equivalente a dois meses de duração, com início previsto para 17/03/2017.



Sobre o curso
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Sua finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico, e também de combate ao desmatamento.

O curso tem por objetivo capacitar o participante quanto à utilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), apresentando todas as funcionalidades e fluxos, a fim de esclarecer qualquer dúvida sobre a utilização do sistema para a inscrição de imóveis no Cadastro. A maior parte do material didático foi elaborada para o CapCAR por meio de um Termo de Execução Descentralizada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contou ainda com a participação de técnicos da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O material complementar foi elaborado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).


Inscrições
Os interessados deverão se inscrever até o dia 16/03/2017 no portal do projeto, onde podem ser obtidas mais informações.
Outros detalhes pelo telefone (31) 3899-3987, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: gtr.cead@gmail.com

Nenhum comentário:
Escreva comentários