06 fevereiro 2017

Portal de Periódicos CAPES - O que é?



O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Possui a missão de  promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional.

Portal Periódicos Capes


Acervo

Atualmente ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.


Quem pode acessar

Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:
  • Instituições federais de ensino superior; 
  • Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES; 
  • Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES; 
  • Instituições privadas de ensino superior, com pelo menos um doutorado, que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da CAPES; 
  • Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação, acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos. 
Professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes possuem livre acesso ao portal por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

As Instituições que não se enquadram nos critérios estabelecidos e que queiram ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelo Portal devem entrar em contato direto com as editoras ou representantes dos respectivos conteúdos para solicitar as informações sobre o processo de aquisição e valores de assinatura.

Algumas bases nacionais e internacionais podem ser acessadas por qualquer usuário, esteja ele onde estiver (desde que conectado via rede internet). Dentre o conteúdo de amplo acesso se inclui  referências de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação de todo o Brasil, além de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis. 

Assim, usuários que não estejam vinculados a nenhuma das instituições participantes podem realizar buscas no acervo e recuperar documentos e informação que integram o conteúdo de acesso livre do Portal de Periódicos.

Nenhum comentário:
Escreva comentários