18 novembro 2016

"Universidade" 42 - O que é?



Universidade 42

Imagine uma universidade totalmente gratuita e onde não há livros nem professores. Agora não precisa mais imaginar. Ela existe e tem até dois endereços fixos, a sua escolha: 
  • o campus de Paris (França), criado em 2013 por Xaviel Niel - empresário milionário do setor de tecnologia;
  • o campus do Vale do Silício, na Califórnia (EUA)
O público a que se destina é de interessados em programação de computadores e desenvolvimento de software.

Trata-se de uma abordagem revolucionária da metodologia do ensinar, posto que combina o ensino colaborativo e a aprendizagem por projetos de forma radical, ou seja, sem a interferência de professores.

Como é possível?

Simples, os alunos escolhem projetos como se estivessem trabalhando de verdade em uma empresa. Para desenvolverem o projeto escolhido, eles devem se utilizar de fontes gratuitas disponíveis na web. Durante esse processo recebem ajuda de outros colegas. Por fim, a avaliação é feita por um colega, que é escolhido aleatoriamente.

Além disso, segundo Brittany Bir - chefe de operações da 42 na Califórnia e ex-aluna do campus de Paris, "o aprendizado colaborativo faz os estudantes desenvolverem a confiança necessária para buscar soluções de forma autônoma, com métodos criativos e engenhosos".

Tal processo põe uma pá de cal no aprendizado passivo.

A propósito e a título de curiosidade: o nome 42 é uma referência ao clássico de ficção científica "O Guia de Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams. O número 42 seria a resposta fornecida pelo computador Pensador Profundo a dois jovens sobre a questão fundamental da vida, o universo e tudo mais.

Para os interessados de plantão, o requisito básico para ingressar na Universidade 42 é ter entre 18 e 30 anos. Não são analisados quais qualificações acadêmicas anteriores dos candidatos. Grande parte do processo é online e o primeiro passo é enviar um formulário disponível no site da instituição.

Nenhum comentário:
Escreva comentários