13 novembro 2016

UNEB reoferta disciplinas a distância



UNEB

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), está finalizando os preparativos do cronograma de reoferta de componentes curriculares dos seus cursos. A medida atenderá as demandas de estudantes que têm até cinco componentes pendentes em um semestre letivo, o que representa mais de 60% do total dos que estão nessa situação. Outros 30% dos alunos com número maior de componentes pendentes serão atendidos com essa reoferta até o semestre seguinte e, por fim, os 10% restantes – aqueles que devem muitos componentes, alguns quase a grade curricular toda do curso – mais um semestre letivo para conclusão.

A Uneb é líder na Bahia na oferta de cursos EaD, sendo a segunda instituição que mais oferta vagas nessa modalidade de ensino na região Nordeste. No Brasil, está entre as quatro. Atualmente, existem cerca de 1,2 mil discentes com pendência de componentes curriculares em todos os cursos de educação a distância da Uneb. São alunos que foram reprovados nas disciplinas (componentes) ou não as cursaram no período da oferta normal durante o curso. Com isso, eles ficam aguardando a reoferta para poderem integralizar seus cursos.

A Uneb ofereceu todos os componentes curriculares de todos os cursos da Unead no prazo regular, cumprindo integralmente o convênio com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/MEC. Uma dificuldade enfrentada pela universidade para reofertar disciplinas é que, desde meados do ano passado, a Capes deixou de aprovar a liberação de recursos extras para custear essa atividade fora do cronograma normal de oferta dos cursos.

Para resolver a questão, e não prejudicar por mais tempo os estudantes com pendências, a gestão universitária se empenhou em construir uma nova sistemática, em entendimento com os professores das turmas que estão iniciando. O cronograma de reoferta, que deve ser divulgado ainda em outubro, é resultado dessa nova sistemática.

Emissão de diplomas

Das turmas iniciadas em 2010 e 2011 dos cursos ofertados pela Uneb no sistema UAB, cerca de dois mil alunos já concluíram todos os componentes curriculares e colaram grau. Em 2015 novas turmas foram abertas e hoje 1,5 mil discentes estão em curso. Para emitir os diplomas dos que já colaram grau, a universidade está aguardando os trâmites regulares do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelo reconhecimento dos cursos.

A universidade já enviou ao CEE os projetos dos 12 cursos EaD ofertados pela Unead, para o processo de reconhecimento. Um desses cursos, o de Matemática, já foi reconhecido pelo Conselho e, brevemente, serão emitidos os diplomas. Os próximos que devem ser reconhecidos ainda este ano são as licenciaturas em Química, História e, logo após, em Geografia.

Os demais cursos EaD que aguardam os trâmites do CEE são as graduações em Letras/Português, Letras/Espanhol e Letras/Inglês, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Administração Pública e Educação Física. No dia 3 deste mês, a Uneb realizou mais uma solenidade de colação de grau das turmas dos cursos de EaD, no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador. Nessa cerimônia, 80 estudantes colaram de grau nos vários cursos à distância.

Novo processo seletivo

Em dezembro, a Uneb deve realizar um novo processo seletivo para ingresso nos cursos EaD, o qual, pela primeira vez, utilizará a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nessa seleção via Enem, a universidade oferecerá 2,3 mil vagas em 12 cursos de graduação – um novo curso vai entrar no portfólio da instituição - Licenciatura em Física. Outras 700 vagas serão abertas, em outro processo seletivo, para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), nas áreas de Gestão Pública, EaD e em Libras. 

Mais informações estão disponíveis no site da Uneb.

Fonte: Ascom/Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e secom.ba.gov.br

Nenhum comentário:
Escreva comentários